24 de jul. de 2016

J.K Rowling revela uma curiosidade sobre Hagrid



Recentemente, em seu Twitter, a autora, que é usuária cativa da rede social, respondeu a uma fã - como já vimos tantas vezes! Tanisha Fagwani perguntou a ela: ela foi questionada sobre qual seria o Patrono de Hagrid. E sua resposta foi de partir o coração.
Para quem não lembra, o Feitiço do Patrono (também conhecido como Expecto Patronum) é um dos mais poderosos do mundo bruxo, e um dos mais complicados também. Ele é a única defesa contra Dementadores. O bruxo tem que pensar em uma lembrança feliz para executá-lo e, assim, conjurar uma energia em forma de animal branco-prateado capaz de afastar os dementadores. Por ser um encantamento complexo, alguns bruxos só produzem um filete prateado em forma de escudo, que logo se dissolve.

Então, vamos à resposta de Rowling:

"Hagrid não poderia produzir um Patrono. É um feitiço muito difícil."

Agora vamos aos fatos: Por que ele não conseguiria realizar o Feitiço do Patrono?

Talvez pelo fato de que Rúbeo Hagrid foi expulso de Hogwarts no seu terceiro ano de escola, após ser incriminado por Tom Riddle (também conhecido como Voldemort) de ter aberto a Câmara Secreta e usado sua aranha gigante, Aragogue, para atacar os estudantes filhos de Trouxas e, eventualmente, matado uma (a Murta-que-geme). Quem acompanha a saga e assistiu a Harry Potter e a Câmara Secreta sabe que quem cometeu esses crimes foi o próprio Riddle, usando o basilisco. Mesmo assim, Hadrid foi expulso e teve sua varinha quebrada, mas foi treinado como Guarda-Caça de Hogwarts e passou a morar no terreno da escola a pedido de Dumbledore.

Como o Patrono é um encantamento muito avançado - e Harry só aprendeu em seu terceiro ano porque foi preciso e porque teve a orientação do professor Lupin -, é bem possível o guarda-caças nunca o tenha aprendido, por ter sido privado dos estudos mágicos muito cedo.

Pelo menos, Rowling especificou que foi porque a magia é muito complexa - e não porque o personagem interpretado por Robbie Coltrane não tem memórias felizes suficientes para basear-se e criar um Patrono.

Mas, já que o Patrono de Harry é um cervo, o de Hermione é uma lontra, o de Rony, um cão terrier, e o de Snape, uma corça, como vimos em Harry Potter e a Ordem da Fênix e em Harry Potter e as Relíquias da Morte, imagine: se Hagrid fosse capaz de produzir um, qual animal ele seria?

Um comentário: