29 de nov de 2014

Universidade da Califórnia oferece curso sobre Harry Potter!!!


Depois que o sétimo e último livro de Harry Potter, As Relíquias da Morte foi dividido em duas partes e chegou aos cinemas em 2010 e 2011, os fãs do bruxinho queriam mais. E tiveram! Veio o The Wizarding World of Harry Potter, o parque temático situado na Universal, em Orlando; J.K. Rowling lançou novas histórias no Pottermore, e daqui a pouco estreia o primeiro filme da trilogia Animais Fantásticos e Onde Habitam, baseado no livro usado por Harry como material didático - escrito na ficção por Newt Scamander, pseudônimo da autora.

Agora há outro motivo para comemorar: um curso especializado em Harry Potter!

Isso mesmo. A Universidade da Califórnia está oferecendo para os seus alunos um curso chamado Cultura Britânica & Harry Potter, que propõe estudar os mundos e personagens da saga de Rowling através de uma viagem de três semanas pela Inglaterra e Escócia.

Os objetivos principais do programa são experimentar a cultura e explorar as locações históricas inglesas e escocesas que inspiraram a série, identificar as similaridades e diferenças entre os livros e os filmes e como a cultura local foi retratada em cada um deles, além de desenvolver um pensamento crítico sobre questões sociais relacionadas à desigualdade, raça e gênero dentro do contexto contemporâneo do Reino Unido.

Para isso, os estudantes visitarão locais que serviram como set de filmagem para os sete anos da saga, incluindo a Universidade de Oxford onde foram feitas cenas de Hogwarts, os estúdios da Warner, local de gravação da casa dos pais do Harry, da moradia dos Dursley, de algumas salas de aula, da Estação de Hogsmead, entre outros. Além disso, será possível conhecer lugares que inspiraram J.K. Rowling a criar o seu mundo mágico.

É quase como ir para Hogwarts! Pena que, por enquanto, é só para quem estuda na Universidade da Califórnia (embora esteja escrito no site, sem muitas informações, que a inscrição não se limita aos alunos matriculados). Quem sabe?

Um comentário: